• Português
  • English

Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS – Resultado da Seleção 2017.2

19/06/201710:57

O Comitê de Seleção do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) concluiu a segunda etapa do Processo Seletivo 2017.2 para o curso de mestrado e com base nos critérios de avaliação previstos no respectivo edital, selecionou os seguintes alunos:

. Ana Cecília Sá Fernandes (UFRN)

. Kim Mansur Yano (UFRN)

. Eric Gabriel Oliveira Rodrigues (UnP)

. Amauri Marcos Costa de Morais Junior (UFRN)

. Alice de Oliveira Barreto Suassuna (UFRN)

. Felipe Alves Araújo (UFPB)

. Willian Barela Costa (UFRJ)

. Danielly Carla Silva Miranda (UnP)

. Weslley Eunathan Fernandes Lima (UnP)

. Alisson de Oliveira Alves (UERN)

. Valton da Silva Costa (Estácio FATERN)

. Rafaela Jordania de Medeiros (UFRN)

. Severino Peixoto Nunes Netto (UFRN)

. Jusciele Bezerra Araújo (UFRN)

. Thaísa Lucas Filgueira Souza Dantas (UnP)

. Beatriz Carvalho Frota (UNINOVAFAPI)

Veja o vídeo de boas vindas aos novos alunos!

Matrículas

Os selecionados deverão fazer a pré-matrícula entre 26 e 30 de junho e serão informados dos procedimentos por e-mail. Já as matrículas serão feitas presencialmente na primeira semana de aulas, que começam em 01 de agosto.

O curso é gratuito e oferece atividades nas suas instalações em Macaíba, no Rio Grande do Norte, que fica a 14 quilômetros da capital potiguar. Os alunos podem contar com transporte gratuito entre Natal e a sede do Instituto.

Essa é a sétima chamada do IIN-ELS para graduados nas áreas de ciências da saúde ou de engenharia, que tenham interesse em aprofundar conhecimentos na área de Neuroengenharia.

A Neuroengenharia é uma área de pesquisa interdisciplinar que agrega métodos de neurociência e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas a ele.

 

Único no Brasil

O IIN-ELS é pioneiro em oferecer, desde 2013, o primeiro curso de Mestrado em Neuroengenharia do Brasil, certificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Linhas de pesquisa do PPG do IIN-ELS

O Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do IIN-ELS tem duas linhas de pesquisa: Interface Cérebro-Máquina (ICM), que é uma área cujo objetivo é estabelecer uma comunicação direta entre o sistema nervoso e artefatos robóticos, eletrônicos ou computacionais por meio do uso de sinais neurofisiológicos e de micro-estimulação cerebral. O desenvolvimento de ICM possui grandes potenciais terapêuticos e tecnológicos para uma variedade de enfermidades neurológicas, que afetam dramaticamente a função motora, tais como a paralisia, a doença de Parkinson e o acidente vascular cerebral.
A outra linha de pesquisa é a Neuromodulação, que consiste em modificações a fim de restabelecer, modular, inibir ou aumentar funções do sistema nervoso. Pode ser feita de maneira não invasiva, por meio de estimulação transcraniana por corrente elétrica ou estimulação magnética transcraniana; ou de maneira invasiva, por meio de implante de dispositivos no sistema nervoso, central ou periférico, que liberam um agente químico, biológico ou físico. A neuromodulação tem sido utilizada atualmente para tratamento de sintomas motores de Parkinson e tremor essencial, síndrome de Tourette, transtorno obsessivo-compulsivo, dor crônica, depressão, Alzheimer e coma cerebral, mas ainda permanecem inúmeras possibilidades de investigação e desenvolvimento tecnológico.

Mais informações sobre o IIN-ELS, CLIQUE AQUI

Texto e foto: Ariane Mondo / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
ENSINO
NEUROCIÊNCIAS
NEUROENGENHARIA

RECOMENDAMOS