O profissional de saúde no papel de educador
A oficina promovida aos colaboradores do ISD serviu para instrumentalizá-los a exercerem o papel de educador com mais propriedade e excelência. “Ao chegarmos aqui, percebemos as pessoas surpresas com a potência do grupo e com a capacidade deles trabalharem de forma harmônica, coletiva e coerente. Buscamos aprimorar os instrumentos pedagógicos e as estratégias didáticas, sensibilizando-os para o trabalho educativo cada vez mais aprimorado”, explica Afonso.
No primeiro dia da oficina foram trabalhadas temáticas institucionais e a relevância da responsabilidade social exercida pelo ISD. Os dois dias seguintes focaram em temáticas como: papel do professor, preceptor e profissional de atendimento em saúde; comunicação e trabalho em equipe; competências pedagógicas; cuidado e respeito a pacientes e alunos; entre outros.
Para a psicóloga clínica recém-contratada pelo CEPS/ISD, Fernanda Pinheiro Rebouças Valente, esse momento auxiliou-a na integração com os colegas e a fez refletir sobre o seu próprio fazer profissional. “Eu cheguei ansiosa e sem saber o que me aguardava. Mas o processo foi muito rico, desde o contato com o outro, o fazer em equipe, a reflexão sobre como auxiliar pessoas que chegam ao serviço com fragilidade e de modo a acolhê-las”, comentou Fernanda.
Os novos profissionais de saúde contratados assumem suas funções no CEPS a partir do dia 5 de junho de 2017.