• Português
  • English

Profissionais do CEPS e IIN-ELS participam de Oficina de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas

05/06/201715:25

Quinze novos profissionais das áreas de saúde acabam de ser contratados pelo Instituto Santos Dumont (ISD) para trabalhar no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), em Macaíba-RN. Eles chegam para ampliar o trabalho de reabilitação física, intelectual e auditiva desenvolvido pelo CEPS, dentro do Centro Especializado em Reabilitação (CER III). Os contratados desenvolverão atividades de educação e atendimento em saúde nas especialidades de fonoaudiologia (deficiências auditivas e motricidade), neurologia, neuropsicologia, psicologia clínica, fisioterapia neurológica e terapia ocupacional.

Pesquisadores, preceptores e profissionais de saúde do CEPS e do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) receberam os novos contratados durante a Oficina de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para Prática em Saúde, realizada entre os dias 24 e 26 de maio de 2017. A iniciativa foi coordenada pela médica Denise Herdy Afonso e pela psicóloga Lia Marcia Cruz da Silveira e teve como objetivo integrar e conscientizar a equipe sobre seus papeis de educadores e transformadores da sociedade. Estratégias pedagógicas ativas levaram os participantes a produzir conteúdos e reflexões de forma coletiva. Assista ao vídeo abaixo para saber mais:

 

 

O profissional de saúde no papel de educador

 

A oficina promovida aos colaboradores do ISD serviu para instrumentalizá-los a exercerem o papel de educador com mais propriedade e excelência. “Ao chegarmos aqui, percebemos as pessoas surpresas com a potência do grupo e com a capacidade deles trabalharem de forma harmônica, coletiva e coerente. Buscamos aprimorar os instrumentos pedagógicos e as estratégias didáticas, sensibilizando-os para o trabalho educativo cada vez mais aprimorado”, explica Afonso.

No primeiro dia da oficina foram trabalhadas temáticas institucionais e a relevância da responsabilidade social exercida pelo ISD. Os dois dias seguintes focaram em temáticas como: papel do professor, preceptor e profissional de atendimento em saúde; comunicação e trabalho em equipe; competências pedagógicas; cuidado e respeito a pacientes e alunos; entre outros.

Para a psicóloga clínica recém-contratada pelo CEPS/ISD, Fernanda Pinheiro Rebouças Valente, esse momento auxiliou-a na integração com os colegas e a fez refletir sobre o seu próprio fazer profissional. “Eu cheguei ansiosa e sem saber o que me aguardava. Mas o processo foi muito rico, desde o contato com o outro, o fazer em equipe, a reflexão sobre como auxiliar pessoas que chegam ao serviço com fragilidade e de modo a acolhê-las”, comentou Fernanda.

Os novos profissionais de saúde contratados assumem suas funções no CEPS a partir do dia 5 de junho de 2017.

Texto, Fotos e Vídeo: Luiz Paulo Juttel / Ascom – ISD

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
EDUCAÇÃO EM SAÚDE

RECOMENDAMOS