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Inclusão dos CECS no Comitê Territorial de Educação Integral do RN será definida em maio

28/04/201711:13

Inclusão dos CECS no Comitê Territorial de Educação Integral do RN será definida em maio

27/04/2017

Texto e fotos: Luiz Paulo Juttel / Ascom – ISD

 

A atuação dos Centros de Educação Científica (CECS) do Instituto Santos Dumont (ISD) representa um exemplo de participação no processo de educação integral em parceria com as escolas públicas. Neles, alunos de diferentes séries do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública participam de oficinas de educação científica no contraturno das escolas de ensino regular. Nesse processo os alunos são instrumentalizados por seus educadores a utilizarem equipamentos e materiais diversos para a apropriação dos recursos das artes e das tecnologias, necessárias ao desenvolvimento da produção do conhecimento científico. Desenvolvem a aprendizagem de coletar, selecionar, ordenar, interpretar, questionar, indagar, gerir, criar, produzir e utilizar diferentes tipos de dados e informações, utilizados na prática científica para a produção de novos conhecimentos.

Conscientes de diferenciais como esses, membros do Comitê Territorial de Educação Integral Rio Grande do Norte estudam incluir o ISD neste grupo de especialistas que reflete e desenvolve políticas públicas indutoras de educação integral no Estado. Tal possibilidade foi sugerida após reunião dos membros do Comitê Territorial de Educação Integral RN, Giovanna Araújo, Assessora Pedagógica do Setor de Educação em Tempo Integral SME, e Ideluzia Andrade, Assessora Pedagógica e Chefe do Setor de Educação em Tempo Integral SME, com a diretoria dos CECs. O encontro foi realizado em 26 de abril de 2017, no CEC Natal, onde discutiu-se sobre o processo ensino-aprendizagem dos CECs e se realizou uma visita as sete oficinas desenvolvidas na Unidade.

 

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Visita de membros do Comitê Territorial de Educação Integral do RN às oficinas de educação científica do CEC Natal, acompanhadas pelo coordenador pedagógico da unidade, Walter Romero Jr.

 

Giovanna Araújo comentou que o Comitê Territorial de Educação Integral possui muito interesse em conhecer iniciativas de educação que trabalhem com diferentes abordagens. ”Aqui os alunos são vistos como seres humanos inseridos no seu próprio contexto e há profissionais pensando na melhor forma de interferir nesse contexto, considerando diversidade, complexidade, ancestralidade e outras questões importantes como pano de fundo”, explicou Giovana Araújo.

A inclusão do ISD ao Comitê será debatida na 13ª Reunião Ampliada do Comitê Territorial de Educação integral do RN, que acontece no dia 3 de maio de 2017, em Portalegra-RN. Para a diretora dos CECs, Dora Montenegro, o convite para integrar este Comitê é importante pois a experiência do trabalho realizado nos Centros de Educação Científica pode servir de referência na ampliação dos espaços de aprendizagens necessários na implementação de uma educação em tempo integral.

 

Diretoria CEC e Comitê de Educação Integral RN no hall da escola

Da esquerda para a direita: Guilherme Lopes, coordenador do Projeto de Formação de Gestores de Escolas Públicas; Ideluzia Andrade e Giovanna Araújo, membros do Comitê Territorial de Educação Integral do RN; e Dora Montenegro, diretora dos CECs.

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