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CECs iniciam formação de gestores de escolas públicas parceiras em Macaíba-RN

18/04/201716:52

CECs iniciam formação de gestores de escolas públicas parceiras em Macaíba-RN

18/04/2017

Texto: Luiz Paulo Juttel / Ascom – ISD

Imagem: Ariane Mondo / Ascom – ISD

 

Em 2017, os Centros de Educação Científica (CECs) do Instituto Santos Dumont (ISD) comemoram 10 anos de operação no Rio Grande do Norte. Além de promover oficinas de educação científica a 1.400 alunos do Ensino Fundamental II em suas três unidades – Natal-RN, Macaíba-RN e Serrinha-BA – os CECs têm firmado termos de cooperação com diversas secretarias de educação dos municípios do RN, com o intuito de realizar encontros de formação continuada com educadores e gestores da rede pública de ensino.

O Programa de Formação de Gestores dos CECs é um dos destaques nessa área. Iniciado junto a gestores da rede municipal de ensino de Natal-RN em agosto de 2016, o projeto visa a desenvolver encontros sistemáticos de ações formativas com os administradores das escolas parceiras dos Centros, levando-os a construir um plano de ação integrado à formação de seus professores e à frequência dos alunos nos CECs.

No dia 11/04 o projeto deu início aos trabalhos da sua segunda turma, a primeira em Macaíba-RN. A reunião inaugural deste grupo ocorreu no Auditório Paulo Freire, no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), outra unidade do ISD. Estiveram presentes profissionais das redes municipal e estadual de educação do município sede e de São José de Mipibu, Bom Jesus, Parnamirim e Senador Georgino Avelino. As atividades foram conduzidas por Rachel Dantas, assessora pedagógica dos CECs, e Guilherme Lopes, coordenador do Programa de Formação de Gestores.

Durante o primeiro encontro da turma de gestores de Macaíba os participantes discutiram a realidade de suas escolas, refletiram sobre a concepção democrática da educação e aprovaram conjuntamente o calendário anual de atividades. Nas próximas reuniões, que acontecem quinzenalmente, serão trabalhados conteúdos como: fundamentos teóricos da educação, gestão escolar, processo de avaliação, teoria de grupos, entre outros.

Além da formação continuada dos gestores de escolas, os CECs também desenvolvem o Programa de Educação Continuada de Educadores. Essa ação engloba reuniões mensais com a coordenação pedagógica dos CECs em que são trabalhados conteúdos como: metodologia de ensino de diversas disciplinas, didática, realidade educacional brasileira, teorias educacionais, educação científica, práticas pedagógicas, realidade da escola pública e troca de experiências entre os educadores. Ambos os projetos integram o Programa Institucional de Educação Continuada de Educadores do Instituto Santos Dumont, Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

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