• Português
  • English

CEC Natal realiza encerramento do ano no programa de formação de gestores

07/12/201609:29

CEC Natal realiza encerramento do ano no programa de formação de gestores

06/12/2016

Texto e fotos: Ariane Mondo – Ascom ISD

No dia 28 de novembro uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal esteve no Centro de Educação Científica (CEC) Escola Afredo J. Monteverde, unidade Natal, para fazer uma avaliação parcial do programa de formação de gestores que teve início em 10 de agosto e tem duração de dois anos.

Equipe da SME de Natal

Equipe da SME de Natal

Esse é um projeto proposto e coordenado pelos Centros de Educação Científica (CECs) e desenvolvido em parceria com a SME e os gestores das escolas parceiras do CEC Natal.

Judineide Domingos, secretária-adjunta de gestão pedagógica da rede de ensino do município de Natal, afirmou que essa parceria com o Instituto Santos Dumont (ISD) se fortaleceu mais, contando agora não apenas com os alunos e professores, mas também com os gestores. Isso é importante para que eles compreendam melhor a jornada ampliada do aluno, que usa parte do seu tempo na escola e outra parte no Centro de Educação Científica.

“Esse trabalho junto ao CEC tem realmente trazido elementos para que a gente possa melhorar mais a nossa prática. Essa interface já tem alguns frutos importantes no sentido de fortalecermos mais o papel do diretor pedagógico e do diretor administrativo. A perspectiva é de ampliar a outras unidades de ensino para que outros gestores possam participar à medida que os alunos venham de outras unidades também”, disse Judineide.

Guilherme Lopes, educador e coordenador do programa de formação de gestores dos CECs, afirma: “A experiência tem sido de aprendizado mútuo e constante pois a nossa proposta é a formação de um grupo disposto a refletir e encarar coletivamente os desafios da gestão escolar. Nesse processo, estamos a cada dia conhecendo melhor a realidade das escolas municipais de Natal e os gestores estão podendo contar com um espaço onde suas experiências são compartilhadas e novos saberes sobre a escola pública são produzidos”.

A diretora do departamento escolar da SME de Natal, Luciene Urbano, confirma a importância do trabalho conjunto e diz que os gestores estão muito motivados com essa formação: “Nossa perspectiva nessa parceria com o ISD é de conseguirmos fazer a transposição da teoria para a prática nessa formação de gestores, na tentativa de conseguirmos encontrar um caminho de efetivar alguns processos, para conseguirmos ter resultados na aprendizagem dos nossos alunos. O que mais fica de marcante nessa parceria é que estamos começando a mexer no pensar, na postura, no cotidiano escolar dos gestores. Isso para mim é um começo. É mexer, provocar, inquietar”, afirmou ela.

Programa Educação Continuada de Educadores

IMG_6875_site

Da esq. para a dir.: Rosemarie Loer Bellin, chefe do setor de ações e projetos do ensino fundamental da SME Natal; Judineide Domingos, secretária-adjunta de gestão pedagógica da rede de ensino do município de Natal; Luciene Urbano, diretora do departamento escolar da SME de Natal; Rachel Dantas, assessora de direção dos CECs; Dora Montenegro, diretora dos CECs; Guilherme Lopes, coordenador do programa de formação de gestores dos CECs e Pablo Buriti, assistente pedagógico dos CECs.

O curso de formação de gestores de escolas públicas parceiras dos Centros de Educação Científica (CECs) é um dos projetos do Programa Institucional de Educação Continuada de Educadores (PISD 2), coordenado pela educadora Rachel Dantas, assessora de direção dos CECs. O objetivo é desenvolver encontros sistemáticos de ações formativas em educação para gestores da rede pública de Natal (RN), Macaíba (RN) e de Serrinha (BA), responsáveis pela direção das escolas parceiras do Projeto de Educação Científica, levando-os a construir e desenvolver um projeto de trabalho de gestão democrática em suas escolas, integrado à formação de seus professores e frequência dos alunos nos CECs.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

RECOMENDAMOS