• Português
  • English

CEC Serrinha (BA) faz projeto sobre desperdício alimentar

14/09/201617:04

CEC Serrinha (BA) faz projeto sobre desperdício alimentar

14/09/2016

Informações e fotos: Divulgação CEC Serrinha

Edição: Ariane Mondo  Ascom ISD

No período de 15 de agosto a 01 de setembro, foi realizado pelos alunos da Oficina de Ciência e Ambiente do Centro de Educação Científica (CEC) de Serrinha, Bahia, o Projeto Desperdício na Escola. Nesses dias, os alunos fizeram trabalhos focados no índice de alimentos desperdiçados a partir do consumo observado no lanche do CEC. Durante duas semanas eles realizaram o levantamento da quantidade de lanche, o total consumido pelos alunos, o peso individual de cada lanche juntamente com o peso total do lanche jogado fora durante o intervalo, além do valor individual de cada merenda.

Alunas pesam alimentos desperdiçados durante lanche do intervalo.

Os resultados obtidos foram utilizados para a construção do mural da oficina e exposição de cartazes na área de convivência da escola, onde os demais alunos do CEC Serrinha puderam observar os gráficos com as taxas de desperdício. O trabalho com este projeto também possibilitou o levantamento de propostas com os alunos para melhorar o consumo de frutas e de iniciativas para evitar o desperdício de alimentos.

Juntamente com o projeto, foi trabalhada a qualidade dos alimentos, abordando os índices de sal, açúcar e gordura encontrados naqueles que são mais consumidos pelos alunos. Com a exposição, todos os integrantes das oficinas de educação científica do CEC Serrinha tiveram acesso às informações sobre itens mais comuns em seus costumes alimentares, como doces, salgadinhos, biscoitos recheados, macarrões instantâneos e refrigerantes comparando com as quantidades de sal, açúcar e gordura que devem consumir diariamente sem prejuízo da saúde.

Alunos

Dados levantados pelos alunos da Oficina de Ciência e Ambiente expostos em área de convivência do CEC Serrinha.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

RECOMENDAMOS