• Português
  • English

Julianne Faria, Secretária titular da SETHAS/RN, visita unidades do ISD em Macaíba (RN)

20/07/201617:08

20/07/2016

Texto e fotos: Ariane Mondo – Ascom ISD

Reginaldo Freitas Júnior fala sobre um dos projetos do CEPS, Arte de Nascer, premiado internacionalmente em 2015. Em sua chegada ao IIN-ELS, Julianne ouviu de Edgard sobre

Reginaldo Freitas Júnior fala sobre um dos projetos do CEPS, Arte de Nascer, premiado internacionalmente em 2015

Na segunda-feira, 18 de julho, a Secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) do Rio Grande do Norte, Julianne Faria, visitou duas unidades do Instituto Santos Dumont (ISD) localizadas em Macaíba (RN), a cerca de quinze quilômetros de Natal.

Julianne, que também é Primeira-Dama do RN, conheceu o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). Ela foi recebida por Reginaldo Freitas Júnior, diretor de ensino e pesquisa do ISD; Edgard Morya, coordenador de pesquisas do IIN-ELS; e Hougelle Simplício, neurocirurgião e pesquisador do ISD.

Reginaldo falou sobre o trabalho realizado no CEPS, explicando que o papel de centro de referência à saúde materno-infantil, exercido pela instituição, se soma à missão de atuar na formação de profissionais da saúde. Ele falou ainda sobre a importância da responsabilidade social como princípio norteador na educação em saúde para o fortalecimento do SUS.

Edgard Morya explica o funcionamento do Lokomat, equipamento usado na reabilitação de pacientes com lesão medular

No CEPS, Edgard Morya explica o funcionamento do Lokomat, equipamento usado na reabilitação de pacientes com lesão medular

Em sua chegada ao IIN-ELS, Julianne ouviu de Edgard sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas, especialmente as que são focadas na interface cérebro-máquina, voltadas a pacientes com lesões medulares ou complicações neurológicas, como o mal de Parkinson. Edgard ressaltou ainda o perfil inovador do Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS – único no Brasil – e o potencial que representa para o desenvolvimento científico e tecnológico do Rio Grande do Norte.

A Secretária se mostrou disposta a futuras parcerias com o ISD e afirmou: “O trabalho do Instituto Santos Dumont é inspirador e é um divisor de águas para o Rio Grande do Norte”.

Saiba mais sobre o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) AQUI e sobre o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) AQUI.

No IIN-ELS, Julianne observa explicações sobre o equipamento Zero-G, utilizado em pacientes com lesão medular

IMG_1680

No IIN-ELS, Edgard Morya explica possibilidades de uso do equipamento Zero-G

Em um dos consultórios do CEPS, Julianne comenta sobre a importância das ações do ISD para o RN

Em um dos consultórios do CEPS, Julianne comenta sobre a importância das ações do ISD para o RN

No IIN-ELS, Julianne conhece alguns dos equipamentos utilizados nas pesquisas

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

RECOMENDAMOS