• Português
  • English

Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS - Resultado do processo seletivo 2016.2

17/06/201619:54

17/06/16

Texto e Foto: Ariane Mondo – Ascom ISD

O Comitê de Seleção do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) concluiu a segunda fase do Processo Seletivo 2016.2 para o curso de mestrado e com base nos critérios de avaliação previstos no edital, selecionou os seguintes alunos:

 

Camille Reátegui Silva (GO) – PUC GO

Nathália Alves Rocha Batista (BA) – IFPB

Patrícia Mayara Moura da Silva (RN) – UFRN

Marcela de Angelis Vigas Pereira (BA) – UNEB

Luan Garcia Costa de Oliveira (RN) – UFRN

Adrielly Karine de Oliveira Melo Ferreira (RN) – UNP/RN

Margarete Vieira Faria (SP) – FIPA

José Nelson Badziak Junior (MT) – UNP/RN

Perceu Pezzota Sobrinho (SP) – IFSP/SRQ

 

Cadastramento e matrículas

Os selecionados deverão fazer o cadastramento entre 17 de junho e 31 de julho e serão informados dos procedimentos por e-mail. Já as matrículas serão feitas presencialmente na primeira semana de aulas. O curso de Mestrado em Neuroengenharia do IIN-ELS é gratuito e oferece atividades nas suas instalações em Macaíba, no Rio Grande do Norte. O ano acadêmico dessa turma começa no dia 01 de agosto e os alunos podem contar com transporte gratuito entre Natal e a sede do Instituto.

Essa é a sexta chamada do IIN-ELS para graduados que têm interesse em aprofundar conhecimentos na área de Neuroengenharia. O próximo ciclo de inscrições no PPG do IIN-ELS deve ser publicado no final do ano, com início das aulas previsto para março de 2017. O curso é voltado para graduados nas áreas de ciências da saúde ou áreas de engenharia.

A Neuroengenharia é uma área de pesquisa interdisciplinar que agrega métodos de neurociência e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas a ele.

Linhas de pesquisa do PPG do IIN-ELS

O Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do IIN-ELS tem duas linhas de pesquisa: Interface Cérebro-Máquina (ICM), que é uma área cujo objetivo é estabelecer uma comunicação direta entre o sistema nervoso e artefatos robóticos, eletrônicos ou computacionais por meio do uso de sinais neurofisiológicos e de micro-estimulação cerebral. O desenvolvimento de ICM possui grandes potenciais terapêuticos e tecnológicos para uma variedade de enfermidades neurológicas, que afetam dramaticamente a função motora, tais como a paralisia, a doença de Parkinson e o acidente vascular cerebral.
A outra linha de pesquisa é a Neuromodulação, que consiste no implante de dispositivos no sistema nervoso, central ou periférico, que liberam um agente (químico, biológico ou físico) parapromover um efeito de restabelecer, modular, inibir ou aumentar funções do sistema nervoso. A neuromodulação com estimulação elétrica tem sido utilizada atualmente para tratamento de sintomas motores de Parkinson e tremor essencial, síndrome de Tourette, transtorno obsessivo-compulsivo, dor crônica, depressão, Alzheimer e coma cerebral, mas ainda há inúmeras possibilidades de investigação e desenvolvimento tecnológico.

Mais informações sobre o IIN-ELS: http://www.institutosantosdumont.org.br/instituto-internacional-neurociencias/

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

RECOMENDAMOS