• Português
  • English

Profissionais do ISD são aprovados no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFRN

14/04/201613:53

14/04/16

Por Ariane Mondo – Ascom ISD – Com informações da UFRN

Preceptores médicos do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), unidade do Instituto Santos Dumont (ISD) localizada em Macaíba/RN, estão entre os aprovados para o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No segundo semestre de 2015 foi feita uma parceria com a UFRN para promover o desenvolvimento de profissionais do CEPS por meio da formação acadêmica stricto sensu.

Reginaldo Freitas Júnior, diretor de ensino e pesquisa do ISD, explica que esse é um passo importante no contexto das estratégias de consolidação do CEPS como instituição de ensino e pesquisa voltada para a formação, o desenvolvimento e a educação permanente das profissões da saúde.

Educação médica e competência cultural na atenção à saúde da mulher quilombola” é o projeto a ser desenvolvido pela infectologista Carolina Araújo Damásio Santos. Já a obstetra Larissa Cynthia Rodrigues tem como tema de seu trabalho “Habilidade de comunicação na formação médica: estratégia de ensino-aprendizagem por meio do aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal”. E o projeto “A atenção pré-natal como estratégia de educação interprofissional na formação médica” vai ser trabalhado pelo obstetra Felipe Nóbrega Zenaide.

O Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde tem como objetivo formar um mestre com aptidão para a preceptoria, que possa produzir conhecimento e que permaneça atuando nos serviços. É prioritário intensificar a formação científica desses profissionais de saúde, estimulando o uso do método científico e de evidências na tomada de decisões na gestão do processo de trabalho e do cuidado.

As áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde são a formação e o desenvolvimento docente na saúde, tendo como linhas de pesquisa: Integração Ensino-Serviço-Comunidade e Ensino-Aprendizagem e Tecnologias Educacionais na Saúde. O MPES tem carga horária de 360 horas (24 créditos) em módulos/disciplinas do núcleo formativo de educação nas profissões de saúde e as aulas vão começar em maio.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

RECOMENDAMOS