• Português
  • English

Representantes do sistema Fecomércio RN visitam unidades do ISD em Macaíba

31/03/201617:54

31/03/16

Texto e fotos: Ariane Mondo – Ascom ISD

Reginaldo Freitas Júnior faz apresentação sobre o ISD para a comitiva do Sistema Fecomércio RN e empresários de Macaíba.

Reginaldo Freitas Júnior faz apresentação sobre o ISD para a comitiva do Sistema Fecomércio RN e empresários de Macaíba.

No dia 29 de março, as unidades do Instituto Santos Dumont (ISD) de Macaíba (RN) receberam uma comitiva de doze representantes do sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte, composto pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do RN, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-Senac e pelo Serviço Social do Comércio-Sesc. Também estiveram na visita alguns empresários vinculados à Câmara dos Diretores Lojistas (CDL) e Casa do Empresário, ambas de Macaíba.

Os visitantes foram ao Centro de Educação Científica Escola Alfredo J. Monteverde (unidade Macaíba) e conheceram um pouco sobre a filosofia do projeto explicada por Dora Montenegro, diretora dos Centros de Educação Científica (CECs) do ISD. Ela disse que as oficinas científicas dos CECs são oferecidas no contraturno escolar a alunos de escolas públicas que estejam no segundo segmento do ensino fundamental e também a alunos do ensino médio, no caso de uma das oficinas oferecidas na unidade de Natal. No Rio Grande do Norte, os CECs têm unidades em Natal e Macaíba, além de uma em Serrinha, na Bahia.

Reginaldo Freitas Júnior, diretor de ensino e pesquisa do ISD, explicou aos visitantes sobre o trabalho desenvolvido em cada uma das cinco unidades em funcionamento do Instituto Santos Dumont. Ele falou dos programas institucionais, mencionando os projetos existentes e os que estão em planejamento, além de citar parcerias e apoios consolidados.

Camila  Rocha, fisioterapeuta do CEPS, apresenta sala e equipamentos usados por pacientes desta unidade do ISD.

Camila Rocha, fisioterapeuta do CEPS, apresenta sala e equipamentos usados por pacientes desta unidade do ISD.

Os visitantes foram ainda ao Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS) e ao Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). No CEPS, a comitiva pôde conhecer mais sobre os tipos de atendimentos realizados nesta unidade e entender que seu diferencial é o trabalho interprofissional e a formação continuada dos profissionais de saúde. Na parada seguinte, Edgard Morya, coordenador de pesquisa do IIN-ELS, falou sobre o funcionamento dessa unidade, focando nas linhas de pesquisa, no mestrado em neuroengenharia e também nos estudos pioneiros envolvendo experimentos com registros de atividades cerebrais, tendo como objetivo a investigação de novos tratamentos para pacientes com lesão medular e doença de Parkinson, por exemplo.

O presidente do sistema Fecomércio no RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, agradeceu a receptividade e parabenizou a equipe do ISD pelo projeto que considera “bastante importante para o desenvolvimento da ciência e tecnologia”. Ele se disse muito feliz de ver que existem projetos como os do ISD, que contribuem com a cidade de Macaíba e o Rio Grande do Norte. Auri Simplício, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaíba, disse que o trabalho realizado pelo ISD no estado é imensurável. Ele falou sobre a importância de visitas como essa para que as pessoas conheçam e entendam o que é feito no Instituto Santos Dumont.

DSC01397_site

No IIN-ELS, visitantes passam por experiência de realidade virtual com o equipamento Oculus.

A comitiva encerrou a visita nos edifícios da Escola de Educação Básica Lygia Maria Rocha Laporta (foto no topo) e nas futuras instalações do IIN-ELS, ambos localizados no Campus do Cérebro, cuja obra tem verba do Ministério da Educação e a construção está sob responsabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Após a conclusão das obras, o Campus do Cérebro passará a ser gerido pelo Instituto Santos Dumont.

Mais sobre o Instituto Santos Dumont: AQUI

Mais sobre os Centros de Educação Científica: Natal e Macaíba | Serrinha

Mais sobre o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi AQUI

Mais sobre o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra AQUI

Mais sobre a Escola de Educação Básica Lygia Maria Rocha Laporta AQUI

Mais sobre o Campus do Cérebro AQUI

Dora Montenegro, Rachel Dantas e Pablo Buriti, representantes dos CECs.

Dora Montenegro, Rachel Dantas e Pablo Buriti, representantes dos CECs.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comitiva conhece o CEC Escola Alfredo J. Monteverde, unidade Macaíba.

Comitiva conhece o CEC Escola Alfredo J. Monteverde, unidade Macaíba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os visitantes sendo apresentados ao CEPS.

Os visitantes são apresentados ao CEPS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edgard Morya explica sobre o trabalho desenvolvido no IIN-ELS.

Edgard Morya explica sobre o trabalho desenvolvido no IIN-ELS.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

RECOMENDAMOS