• Português
  • English

Centro de Educação Científica de Serrinha – BA e ambas unidades do Centro de Educação Científica Escola Alfredo J. Monteverde, Natal e Macaíba fazem a primeira Mostra de Trabalhos de 2015

10/06/201519:43

As mostras de trabalho fazem parte dos rituais coletivos dos Centros de Educação Científica do Instituto Santos Dumont e são realizados durante o processo de ensino e aprendizagem no ano letivo, ao final de cada semestre. Nelas os alunos assumem, desde o planejamento até a avaliação, papéis diferenciados que se relacionam à organização e manutenção dos espaços e equipamentos, a recepção dos visitantes, a coordenação e o desenvolvimento de propostas interativas com o público, a monitoria das oficinas e laboratórios expressando o conhecimento produzido durante o semestre, o que estimula o contato deles com o público e o desenvolvimento da expressão de ideias fundamentadas cientificamente, vinculando-as ao uso das Tecnologias e das Artes.

Esses eventos fazem parte de estratégias de divulgação do saber científico e também são formas de aproximar os pais, para que eles conheçam os espaços, equipamentos e conhecimentos que seus filhos utilizam e produzem. Neles os pais e demais visitantes também se encontram e conversam com os professores e com todos da equipe pedagógica e se encantam com o que seus filhos aprendem. A animação e o envolvimento de todos são tão significativos que as mostras se transformam em verdadeiras festas de aprendizagem.

A 1ª Mostra de Trabalhos de 2015 do Centro de Educação Científica de Serrinha – BA, realizada no sábado 30/05, recebeu, em média trezentos pais e familiares dos alunos.

Dona Marina Pereira, mãe de Cleiton Pereira Mota, aluno das oficinas de Ciência e Robótica e Ciência e Arte, participou da Mostra de Trabalhos pela primeira vez.

“É uma alegria muito grande ter o meu filho participando deste projeto e saber da importância desta escola para a sua formação e para sua vida”.

Na unidade de Macaíba do Centro de Educação Científica Escola Alfredo J. Monteverde, no sábado 13/06, mais de 280 pessoas participaram da Mostra, entre pais e demais familiares dos alunos, que representam os municípios de Macaíba, Bom Jesus e Parnamirim. Também recebemos a visita de alguns ex-alunos e de professores parceiros das escolas dos nossos alunos e a visita de Márcia de Paula Brilhante Portela, Secretária de Educação de Macaíba.

Segue abaixo, parte de um dos depoimentos mais representativo das entrevistas realizadas com pais e familiares nesse semestre, concedido por Hélia Patrícia dos Santos Silva, mãe de Lara Beatriz da Silva, aluna da Oficina de Ciência Ambiente e Ciência e História:

Escrever numa folha é pouco, para explicar o que sinto, em ver esta escola, e a minha filha participando dela. Vejo como os professores e os funcionários são atenciosos e se dedicam muito. Vi que a mostra tem alunos empenhados, que nem gaguejam e nem ficam nervosos e eu acho isso lindo. Eles demonstram interesse pelo que fazem e também de explicar pra gente.

Eu vi coisas muito interessantes, como por exemplo: não sabia que se pode gerar energia através de pedaladas em bicicleta e agora sei e nem como funcionam as lâmpadas no circuito elétrico e entendo agora como acontece em casa. Eu vejo que minha filha está mais dedicada, tem força de vontade para acordar muito cedo, e vir pra cá. Ela coloca o relógio para despertar logo cedo. Então, quero agradecer a vocês por todo o empenho, que percebo e todo o cuidado e atenção aos nossos filhos”.

Na unidade de Natal, também no sábado 13/06, 320 pais e familiares dos alunos participaram da Mostra e puderam conhecer de perto os trabalhos construídos por eles nas oficinas.

Tânia de Araújo Lima, mãe de Ana Cibelly Lima da Silva, aluna de Ciência e Química e Ciência e Robótica, participou da Mostra de Trabalhos e deu seu depoimento:Estou extasiada com a recepção de vocês, muito boa. Vocês têm um jeito muito peculiar de nos atender. Percebi que aqui abriu mais os olhos dela . Ela ficou mais interessada em saber como funcionam as coisas e ela sempre tá de olho em alguma peça, dentro de casa, equipamento . Ela mostrou uma bateria, explicou como funcionava e tal. A gente se surpreende com a amplitude de conhecimento que os alunos estão tendo na escola”.

 

Leia aqui os conteúdos apresentados em cada uma das unidades dos Centros de Educação Científica e veja fotos de cada um deles:

Fotos CEC EAJM Unidade Natal

Fotos CEC EAJM Unidade Macaíba

Fotos CEC Serrinha

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

RECOMENDAMOS